O planejamento de carreira é a maneira de estruturar trajetória profissional e objetivos, saber o que é preciso para alcançá-los e ter um plano claro para que isso aconteça.
Por isso, profissionais que não querem ficar estagnados em sua profissão precisam conhecê-lo. Nesse texto, vamos explicar o conceito e a prática de um bom planejamento para alcançar metas de carreira, além de te ensinar quais os principais caminhos possíveis e quais práticas você pode aplicar no dia a dia. Portanto, continue sua leitura!
O que é um plano de carreira?
Um plano de carreira é um planejamento estratégico que define os objetivos profissionais de um indivíduo e as etapas para alcançá-los ao longo do tempo, tanto dentro quanto fora de uma empresa.
Ele determina as oportunidades que um funcionário tem (como promoções, transições de carreira e mudanças de cargo) e o que é necessário para impulsionar o seu desenvolvimento profissional.
Assim, ele possibilita a definição de objetivos de carreira, com o estabelecimento de um passo a passo claro para o crescimento profissional.
Quando a empresa oferece esse plano, ela ajuda seus profissionais a traçarem estratégias de carreira, ampliando suas possibilidades e promovendo a retenção de talentos.
Ele é fundamental para que os colaboradores saibam habilidades necessárias para crescer no seu e em outros setores e invista em obtê-las.
Assim, é possível identificar se é necessário passar por qualificação profissional, algo que a própria empresa pode oferecer, por meio de programas de treinamento e desenvolvimento.
Por isso, encontrar instituições que tenham um plano bem estabelecido é essencial para o sucesso profissional. É ele que ajuda na tomada de decisões estratégicas e na definição de metas de carreira para quem quer crescer com a empresa.
Quanto maior a empresa, mais funcionários ela tem, mais cargos e funções, o que faz ser mais complexo entender a hierarquia e como funcionam as promoções na organização.
Então, mais útil se faz o plano de carreira, que estabelece de forma organizada as movimentações no quadro de pessoal. Dessa forma, entre suas vantagens para o colaborador estão a possibilidade de seguir com uma mesma empresa e crescer com ela por meio de passos claros.
Além disso, há a motivação provocada pela capacidade da empresa de aprimorar as carreiras de seus colaboradores.
Ainda, ele garante a transparência em relação ao que é necessário para ser promovido e ao tempo em que isso pode acontecer, estabelecendo também os salários de forma justa.
Como funciona o plano de carreira?
Num contexto empresarial, a companhia estrutura um organograma para que toda sua equipe consiga entender e interpretar. Ele objetiva oferecer uma visão de funcionamento das hierarquias. Feito isso, os gestores conversam com seus liderados para explicar sobre o crescimento que podem ter dentro da empresa e seu interesse em progredir com ela.
Além disso, eles serão informados dos critérios necessários para alcançar o cargo que almejam e poderão focar em adquirir essas habilidades.
Os gestores seguirão dando feedback a todos os colaboradores, para ajudá-los a chegar mais perto de suas metas. Ao alcançá-las, a empresa deve cumprir o estabelecido no plano de carreira e promover o colaborador.
Além disso, é possível que você mesmo faça seu plano de carreira, definindo quais são suas metas a curto, médio e longo prazo. Você pode incluir outros objetivos, como desenvolvimento horizontal, com especialização em determinada área.
O que é planejamento de carreira?
O planejamento de carreira é um processo individual em que o colaborador define suas metas e objetivos e traça um plano para alcançá-los.
Ele oferece organização para que o profissional não aja de forma aleatória, sem um foco ou sem saber para onde está direcionando sua carreira.
Dessa forma, ele pode definir o que quer e, de forma controlada, estabelecer o que fazer para tê-lo, sem ter que esperar pela sorte para consegui-lo. Por exemplo, buscar um aconselhamento de carreira, ou oportunidades de emprego na sua, ou em outras áreas.
Isso pode acontecer tanto quando o desejo é uma promoção na empresa, quanto quando é uma transição de carreira ou uma recolocação profissional, entre outras opções do mercado de trabalho.
Portanto, o profissional que faz o seu planejamento de carreira consegue melhorar as habilidades que já possui e trabalhar em novas que sejam relevantes ao seu propósito.
Este planejamento guia as decisões profissionais de um indivíduo, para que sejam mais benéficas e em conformidade com suas necessidades.
Ele também possibilita que oportunidades de alavancar a carreira não passem despercebidas, porque o trabalhador passa a saber exatamente o que se encaixa em seus planos. Isso deixa mais fácil decidir e agir sem depender tanto de circunstâncias externas.
Além disso, ele ajuda para que o profissional continue perseguindo suas metas ao longo do tempo, uma vez que ele sabe como alcançá-las e pode colocar isso em prática.
E, ainda que ele sirva como guia para estruturar uma carreira, é possível ajustá-lo conforme o mercado de trabalho, mudanças na vida e até na vontade do profissional.
Qual a diferença entre planejamento de carreira e plano de carreira?
O plano de carreira é uma ferramenta que uma organização pode usar para servir de base aos seus colaboradores, considerando trocas de posições ou promoções, por exemplo.
Enquanto isso, o planejamento de carreira é um processo individual, que o trabalhador faz para ganhar mais autoconhecimento profissional e se tornar capaz de entender o que é preciso para alcançar seus objetivos.
É como se fosse um passo a passo que guia suas decisões e o ajuda no desenvolvimento de habilidades alinhadas com suas metas.
Quais são os tipos de planejamento de carreira?
É possível fazer o planejamento de carreira de formas diferentes, o que possibilita a adequação às necessidades de cada profissional. Os principais deles são apresentados a seguir!
Autônomo
Esse tipo de planejamento serve para freelancers ou profissionais liberais, porque eles não procuram vínculos permanentes com organizações. Dessa forma, ele tem como foco os projetos em que o profissional quer trabalhar e qual direção seguir até eles.
Empreendedorismo
O tipo de planejamento para empreendedorismo é para todos que desejam ter o seu próprio negócio, podendo isso acontecer como autônomo ou com a formação de uma empresa.
Além dessses, nas empresas, existem opções como:

Horizontal
Esse tipo recebe este nome porque consiste na mudança do trabalhador de área ou função, mas sem necessariamente ser para uma hierarquia mais alta.
Aqueles que utilizam esse planejamento encontram muitas possibilidades de mudança, sendo este um caminho muito versátil, que muitas vezes pode exigir pouco conhecimento da nova área, a princípio.
Linear
É um planejamento tradicional e está relacionado à progressão de carreira por meio de promoções que acontecem dentro de uma mesma área. Ou seja, ele consiste na mudança para novos cargos, que vem também com novas e maiores responsabilidades.
Em rede
Este tipo de planejamento combina características do tipo horizontal e linear. Ele serve para quem tem boas relações na empresa, ou pretende construí-las para crescer por meio do networking, indo além das habilidades necessárias para esse crescimento.
Em Y
Enquanto o tipo de planejamento de carreira em linha promove profissionais que se destacam em suas funções, o planejamento em Y considera o seu perfil profissional.
Assim, aqueles que não têm perfil para serem líderes não são considerados para posições de chefia. Do contrário, poderiam prejudicar a própria empresa.
Mas o tipo em Y permite o crescimento de outras formas, como por meio dos cargos de especialistas. Dessa forma, o crescimento do profissional pode ser por meio da gestão ou como especialista.
Para saber mais, separamos um vídeo do nosso Diciona(RH)io que explica melhor esse modelo:
Carreira paralela
Este tipo de planejamento de carreira consiste em identificar desde o início colaboradores com alto potencial para liderança. As empresas buscam por trainee e selecionam aquele que se destaca em um processo seletivo, apresentando diversas habilidades.
Em W
O plano de carreira em W é como o plano em Y, mas com um pouco das duas opções. Ou seja, com ele o trabalhador não precisa se desenvolver escolhendo entre a carreira de gestor ou especialista: pode fazer um pouco de cada, gerindo pessoas sem abandonar as atividades na qual é especialista.
É importante que o colaborador escolha o tipo de planejamento de carreira conforme sua realidade, suas necessidades e seu planejamento futuro.
Ele o ajudará a traçar metas mais claras e possíveis, para direcionar seus esforços de forma estratégica para alcançá-las.
No planejamento também é possível e preciso identificar os interesses do colaborador, suas habilidades e oportunidades já existentes, para que ele possa utilizá-los a seu favor enquanto trilha seu novo caminho.
Por abranger tantos detalhes importantes, ele ajuda na conquista do crescimento profissional e da estabilidade a longo prazo, além de possibilitar maior autonomia do profissional com relação às suas decisões.
Quais são os 4 pilares para um planejamento de carreira?
O planejamento de carreira faz toda a diferença para quem deseja crescer de forma mais consciente e alinhada com aquilo que realmente importa.
Mais do que traçar metas profissionais, planejar é entender a si mesmo, reconhecer habilidades, acompanhar o mercado e agir com foco.
Para facilitar esse processo, é possível se apoiar em 4 pilares que ajudam a organizar as ideias e definir os próximos passos com mais clareza. Confira!
1. Pessoal
É o pilar que envolve a visão do profissional sobre sua carreira, por isso sustenta todos os outros. Ele está relacionado a quem o profissional é, suas motivações, valores e habilidades.
A partir dele, escolhas profissionais podem ser feitas com base no que o indivíduo realmente deseja.
2. Competências
As competências são conhecidas também por hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais).
Esse pilar envolve a listagem precisa de cada um desses grupos de habilidades, para possibilitar identificar como se pode desenvolvê-las ao longo do tempo.
Para isso, o profissional deve conhecer bem seus pontos fortes e a melhorar, para entender quando precisa buscar ajuda no seu desenvolvimento, como orientação de carreira.
3. Mercado de trabalho
Esse pilar é necessário no planejamento de carreira porque ele está relacionado à procura por informações e tudo sobre emprego na área escolhida pelo profissional.
Para conseguir ser bem-sucedido nela, é preciso entender quais as competências necessárias para executar essas atividades, seus potenciais nichos, entre outras informações.
Dessa forma, é possível combinar a demanda de mercado com as habilidades individuais do profissional.
4. Plano de ação
Por fim, o 4º pilar é o plano de ação, que não pode faltar para converter as metas e planos traçados em ações. É necessário haver não apenas o que será feito para desenvolver habilidades, mas em qual prazo isso acontecerá.
O mesmo vale para todo o planejado, como fazer networking ou pegar experiência praticando. No caso de imprevistos ou necessidades de alteração, o plano de ação deve ter flexibilidade para atendê-los, oferecendo também alternativas para isso.
Quando o plano de ação for bem estruturado, o profissional terá mais chances de manter o foco e a disciplina para alcançar suas metas.
A combinação desses 4 pilares do planejamento de carreira auxilia na tomada de decisões consistentes porque ela fornece ao profissional clareza sobre onde ele quer chegar.
Além disso, ela possibilita identificar as competências que precisam de desenvolvimento e escolhas realistas para trilhar o caminho profissional. Portanto, a intenção de crescer se transforma em ações direcionadas na busca por resultados.
Precisa se inspirar? Confira a história da Fernanda Nascimento, Planejadora de Marketing, fundadora e CEO da Stratlab, empreendedora e estrategista digital, que reinventou sua carreira após 16 anos na mesma função:
Como fazer planejamento de carreira?
Após entender o que é o planejamento de carreira, seus tipos e pilares fundamentais nos quais ele se apoia, é possível começar a estruturá-lo. A seguir, confira um passo a passo que pode ajudar nisso!
Autoavaliação
Em primeiro lugar, o profissional deve fazer uma autoavaliação para definir onde se encontra profissionalmente, qual seu tipo de contrato de trabalho e se ele te agrada. Para chegar onde se quer, é preciso saber de onde se está saindo.
Apenas assim é possível traçar metas e prazos realistas. Formação, experiências na área, pessoas que conhece que atuam nela, tudo pode ajudar no direcionamento de estratégias.
Definir o objetivo principal
Com o objetivo definido, é fundamental entender quanto custará para chegar lá, não apenas em recursos financeiros, mas de tempo e energia.
É importante, também, definir cargos pelos quais será necessário passar antes de chegar até ele, bem como cursos e qualificações necessários para isso.
Pesquisa de mercado
Para saber o que é necessário na profissão ou área escolhidas, deve-se fazer uma pesquisa de mercado.
Quem definiu a área que quer trabalhar, por exemplo, pode identificar as profissões em alta e analisar se alguma delas está dentro dos planos.
Pesquisar por tendências, ofertas de emprego e consultar mecanismos de busca é útil nesta etapa.
Investir no desenvolvimento
Sabendo qual é o ponto de chegada e o que é necessário para isso, o profissional deve investir no seu desenvolvimento. Pode ser necessário, por exemplo, fazer cursos de especialização, uma nova pós-graduação, passar um tempo no exterior, entre outras.
Esse desenvolvimento pode estar atrelado a soft skills ou a hard skills, conforme a área e a profissão desejadas.
Utilizar um profissional como modelo
Se há alguém da área bem-sucedido e que enfrentou os desafios de crescer na carreira, é possível utilizá-lo como exemplo e seguir seus passos.
Informações como a formação dessa pessoa, suas habilidades, cargos pelos quais já passou, tudo isso pode ser de grande ajuda.
Se for possível, uma conversa com esse profissional será interessante para saber suas atribuições, obrigações e como é o seu dia a dia.
Cronograma
Tudo que for estabelecido no planejamento precisa de um tempo certo para acontecer, por isso o profissional deve ter seu cronograma. Assim, será mais fácil realizar seus planos, com a certeza de que se tornarão resultados.
Acompanhamento do planejamento
Com regularidade, é essencial acompanhar o planejamento de carreira para saber qual lugar o profissional está.
Cada passo traçado é importante para cumprir a jornada, e também é importante verificar se mudanças precisam ser feitas no meio da jornada, nas metas, qualificações ou outras partes do planejamento.
Como conhecer o perfil comportamental ajuda a fazer planejamento de carreira?
Para responder a essa pergunta, é preciso antes compreender o que é o perfil comportamental. Ele se refere ao conjunto de características, atitudes e padrões de comportamento que uma pessoa demonstra em diversas situações, especialmente no ambiente profissional.
Assim, ele resume as características de uma pessoa, possibilitando um melhor entendimento sobre suas escolhas, ações e reações.
É possível acessá-lo após uma análise comportamental em que o próprio colaborador responde a perguntas de um teste, para logo em seguida acessar ao feedback.
Com ele, o profissional pode identificar características pertinentes às suas escolhas, ou descobrir outras que o levam a tomar novas decisões profissionais. Ou seja, ele pode identificar quando dá match com uma empresa ou vaga e quando ele é exatamente o que a empresa procura.
Conhecer o perfil comportamental de uma pessoa ajuda a identificar com mais clareza e profundidade seus pontos fortes e a melhorar, além das suas motivações por trás das ações.
Ao compreender suas características e o jeito de agir profissionalmente de forma consciente, o profissional consegue perceber quais os caminhos mais compatíveis com ele mesmo.
Assim, ele pode traçar metas condizentes com quem ele é, e que favorecem o seu crescimento. Tudo isso é possível porque, com mais autoconhecimento, ele pode tomar decisões mais alinhadas com seus próprios valores e forma de trabalho.
Além disso, o planejamento de carreira faz com que o profissional consiga descobrir competências comportamentais mais valorizadas no mercado. Dessa forma, ele pode investir em aprendê-las, para se destacar na área que escolher.
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