
São Paulo - SP
1 posição
A Decoding Potentials, hub de soluções em gestão de pessoas e cultura, apoia o Escolas Criativas na condução deste processo seletivo.
SOBRE O INSTITUTO ESCOLAS CRIATIVAS (IEC)
O Escolas Criativas é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é fortalecer redes públicas de ensino e formar e engajar educadores na adoção de abordagens pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral dos alunos — como a Aprendizagem Criativa — criando ambientes escolares nos quais os estudantes queiram estar e aprender.
Lançado em 2021 como um programa educacional, o Escolas Criativas já alcançou mais de 1 milhão de estudantes e 58 mil professores em 16 redes de ensino de todo Brasil.
Atuamos em parceria com governos, gestores escolares e professores para adaptar esse conceito ao contexto brasileiro, incorporando os princípios da Aprendizagem Criativa ao currículo e ao sistema público de ensino — desde a formulação de políticas educacionais até a formação de professores. Nossa abordagem se estrutura em três alavancas principais de mudança:
Suporte às Secretarias de Educação.
Desenvolvimento profissional e ferramentas pedagógicas.
Engajamento das escolas e da comunidade escolar.
Nosso diferencial está em repensar a educação a partir de como os alunos aprendem, para então potencializar o quanto aprendem. Apostamos em metodologias que colocam o estudante no centro do processo, valorizando a curiosidade, a autoria e o engajamento como caminhos para resultados mais significativos de aprendizagem.
Sobre a vaga
Buscamos uma Pessoa Analista Pedagógica para atuar de forma estratégica e operacional na frente de formação do Instituto Escolas Criativas, com foco prioritário no desenho, desenvolvimento, mediação e qualificação de processos formativos voltados a formadores, professores e gestores das redes públicas de ensino, especialmente no Ensino Fundamental II, alinhados à abordagem da Aprendizagem Criativa.
Essa pessoa terá papel central na concepção pedagógica das formações, na mediação de encontros formativos e no acompanhamento da implementação das propostas junto às redes parceiras, atuando também como referência técnica-pedagógica no diálogo com o poder público e parceiros institucionais.
Vaga preferencial para pessoas Pretas e Pardas
Principais responsabilidadesApoiar o planejamento e desenvolvimento do ciclo completo de formações (diagnóstico, desenho pedagógico, implementação, acompanhamento e avaliação).
Atuar na mediação de formações presenciais e on-line para formadores, professores e gestores públicos.
Desenvolver planos formativos, trilhas de aprendizagem, conteúdos e recursos educacionais voltados a processos formativos.
Apoiar a concepção, o desenvolvimento e a implementação de eventos, encontros e campanhas, em formatos presenciais e digitais.
Contribuir para a criação, adaptação e qualificação de conteúdos e recursos educacionais utilizados nas formações.
Garantir a qualidade pedagógica, relevância e adequação das formações e dos recursos aos diferentes públicos atendidos.
Acompanhar a implementação dos processos formativos nas redes, propondo ajustes e melhorias contínuas a partir de avaliações, devolutivas e dados qualitativos.
Intermediar e acompanhar o trabalho de parceiros e prestadores de serviços envolvidos em ações formativas e produção de recursos educacionais.
Atuar em interlocução com equipes técnicas das Secretarias de Educação, apoiando a construção de estratégias formativas alinhadas às políticas públicas.
Identificar tendências, pesquisas e práticas inovadoras na área da educação para qualificar continuamente as propostas formativas do IEC.
Experiência comprovada com metodologias ativas e Aprendizagem Criativa, incluindo:
prática docente
desenvolvimento de recursos educacionais
desenvolvimento e mediação de formações de professores e formadores
Experiência docente comprovada.
Experiência comprovada como formador(a) de professores.
Experiência com Ensino Fundamental I e II (ênfase em EF II).
Experiência de interlocução com o poder público (Secretarias de Educação, equipes técnicas, gestores).
Familiaridade com ferramentas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem.
Disponibilidade para viagens.
Inglês intermediário ou fluente – diferencial.
Graduação em Pedagogia, Licenciaturas ou áreas correlatas.
Experiência anterior em funções similares, com portfólio de formações, projetos ou materiais desenvolvidos.
Proficiência em planejamento formativo e metodologias de ensino-aprendizagem.
Familiaridade com tendências, pesquisas e tecnologias educacionais.
Pós-graduação em Tecnologias Educacionais, Metodologias Ativas, Formação de Professores ou áreas afins – diferencial.
Conhecimento sobre acessibilidade em processos formativos e adequação de materiais – diferencial.
Escolaridade
Idioma